Home / NOTAS ANALÍTICAS / ECONOMIA INTERNACIONAL / AMÉRICA LATINA / Hong Kong revê posicionamento e mantém importação de carnes do Brasil

Hong Kong revê posicionamento e mantém importação de carnes do Brasil

Download PDF

Após a China Continental apresentar no último sábado, dia 24 de março de 2017, que manterá a importação de carnes brasileiras, foi a vez do Governo da região administrativa especial de Hong Kong suspender o embargo à carne do Brasil, tendo declarado tal decisão na última terça-feira, dia 28 de março. No entanto, apesar de ter decidido relaxar a proibição, manteve a postura em relação às carnes congeladas e refrigeradas e as aves das 21 fábricas investigadas no Brasil.

A restrição passou a ser exclusivamente às importações de carnes produzidas por esses frigoríficos investigados na Operação Carne Fraca da Polícia Federal do Brasil. Do lado do Governo, são 33 fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), suspeitos de corrupção.

As medidas da China e Hong Kong representam uma boa notícia ao mercado brasileiro de proteínas, que ainda não estimou o prejuízo causado pelos embargos gerais dos dois maiores mercados consumidores.

A restrição, por tempo indeterminado, às carnes dos frigoríficos investigados na Operação Carne Fraca, por parte dos dois maiores compradores, não deve causar muitos danos ao mercado brasileiro, já que essas fábricas representam menos de 0,05% do total das que fazem processamento de carnes no Brasil.

Contudo, algumas das fábricas envolvidas pertencem a grandes marcas famosas, com forte presença no mercado mundial, como a JBS, que, até 2015, detinha 25% do market share, e nem o Governo, nem representantes da indústria de carnes informam o alcance mercadológico dos frigoríficos investigados.

———————————————————————————————–                    

Imagem 1Brasão da Região Administrativa Especial de Hong Kong da República Popular da China” (Fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/Hong_Kong

Imagem 2JBS tinha 25% do mercado mundial em 2015” (Fonte):

https://www.vff.org.au/vff/Media_Centre/Latest_News/MEDIA_2015/Meat_boycott.aspx   

About Marcelo de Montalvão - Colaborador Voluntário

Graduado em Direito (2000) pela Universidade da Amazônia, é diretor da Montax – Inteligência & Investigações e autor de Inteligência & Indústria – Espionagem e Contraespionagem Corporativa. Pesquisa Marketing de serviços, Guerra Econômica, Economia Política e áreas afins. Como Advogado criminalista, tem foco em ações antilavagem de dinheiro para Recuperação de ativos desviados de fraudes.

Check Also

O destaque das Mulheres no Governo da Argentina

Desde o início de seu mandato, o presidente argentino Ministério das Relações Exteriores, por exemplo, ...