Home / NOTAS ANALÍTICAS / POLÍTICA INTERNACIONAL / AMÉRICA DO NORTE / Donald Trump e a estratégia de combate às ameaças transnacionais

Donald Trump e a estratégia de combate às ameaças transnacionais

Download PDF

Em 9 de fevereiro de 2017, Donald J. Trump assinou uma nova Ordem Executiva sobre a aplicação da Lei Federal americana com relação às organizações criminosas transnacionais e a prevenção do tráfico internacional. Percebe-se que tal Ordem Executiva demonstra ser mais incisiva e abrangente que a política implementada na gestão de Barack Obama, tendo em vista que, além de abordar questões relacionadas ao combate ao crime organizado transnacional e à repressão ao tráfico ilícito internacional, mais precisamente aos cartéis de drogas, ela incluiu a violação das regras de imigração como um crime comum.

Na seção da Ordem Executiva que apresenta as políticas a serem cumpridas, Trump foca no fortalecimento, revisão e melhoria das práticas da aplicação da Lei Federal na priorização dos esforços em atacar as organizações criminosas estruturadas, no aperfeiçoamento da coordenação entre as agências com competência e responsabilidade sobre o assunto, e no apuramento e refinamento do enquadramento jurídico das acusações atinentes as infrações penais conexas.

No entanto, é fundamental frisar que a cooperação internacional, o pilar central do empenho em atacar o crime organizado transnacional, que poderia contribuir para a estratégia de aplicação da Lei Federal americana, vem sendo desgastada pelo discurso forte e por vezes inadequado do atual Presidente. A forma como Trump tem se manifestado, a partir de suas convicções e posicionamentos, acaba por angariar a antipatia de inúmeros Chefes de Estados e de membros da sociedade civil, algo que poderá contribuir para a descontinuidade de diversas ações positivas e boas práticas já consolidadas entre os países, principalmente no que diz respeito ao apoio mútuo, a produção de conhecimentos e ao compartilhamento de informações.

———————————————————————————————–                    

Imagem 1 Retrato oficial de Donald Trump como Presidente dos EUA” (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Donald_Trump

Imagem 2 Ministério das Relações Exteriores e da Commonwealth. A Secretária do Interior, Theresa May, com o Ministro do Interior da Malásia, DatoSeri Hishammuddin Tun Hussein, assinam um Memorando de Entendimento sobre o crime transnacional’, 14 de julho de 2011 (Exemplo de cooperação para o combate ao crime transnacional)” (Fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/Transnational_crime

About Moggar Frederes de Mattos - Colaborador Voluntário

Major da Brigada Militar do RS com 19 anos de serviço ativo, sendo 07 anos como Assessor de Inteligência da Agência Central de Inteligência da Brigada Militar do RS. Bacharel em Ciências Militares – Área Defesa Social pela Academia de Polícia Militar da Brigada Militar do RS e Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do RS. Diplomado em Terrorismo e ContraInsurgência e em Combate ao Crime Organizado Transnacional e as Redes Ilícitas das Américas pelo Centro de Estudos Hemisféricos de Defesa William J. Perry da Universidade de Defesa Nacional dos EUA. Negociador Policial. Observador Policial/United Nations Police (UNPol) na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH) no ano de 2008. Atualmente exerce a função de Chefe da Secretaria Executiva do Chefe do Estado Maior da Brigada Militar do RS.

Check Also

A Europa e os ecos do Oriente

A parte oriental do continente Europeu – Mais conhecida pela denominação geopolítica de Europa do ...