Home / NOTAS ANALÍTICAS / Presidente de Angola altera composição do Governo e substitui chefias em Instituições

Presidente de Angola altera composição do Governo e substitui chefias em Instituições

Download PDF

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, alterou a composição do Governo e substituiu chefias nas “Forças Armadas” e no “Banco Nacional de Angola”.

A remodelação envolveu a nomeação de Sebastião José António Martins para “Ministro do Interior” e a exoneração de Manuel Nunes Júnior, que ocupava o cargo de “Ministro de Estado e da Cooperação Econômica”. Este Ministério foi extinto e substituído pelo “Ministério da Economia”, com a direção de Abraão Gourgel, que estava à frente do “Banco Nacional de Angola”.

Quanto às “Forças Armadas”, Francisco Furtado deixou o cargo de “Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas” (CEMGFA), e foi substituído por Geraldo Sachipengo Nunda, antigo general da UNITA.

No mesmo conjunto de alterações, o “Chefe de Estado” angolano procedeu ainda mudanças secundárias, onde Job Graça passou a ocupar o cargo de vice-ministro do Planejamento para a área macroeconômica e o general Barros Nguto tornou-se o novo vice-CEMGFA.

About Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

Check Also

ZARQA, JORDAN- MAY 24: Jordan Armed Forces, U.S. Army and U.S. Marine Corps forces conduct a combined Arms Live Fire Exercise that practices the synchronization of tactical maneuver, fire support assets and air power, during the Eager Lion 2016 exercise that takes place near Zarqa, Jordan, on May 24, 2016. Eager Lion is a joint exercise between U.S. and Jordanian forces and is one of the U.S. Central Command's premiere exercises, in the Hashemite Kingdom of Jordan during the month of May, consisting a week-long series of simulated scenarios to facilitate a coordinated partnered military response to conventional and unconventional threats. (Photo by Jordan Pix/ Getty Images)

As possibilidades norte-americanas de financiamento da paz no Oriente Médio

Na atualidade, o Oriente Médio assume um papel na história humana como vetor importante e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *