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Natalia Tsarkova

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Por Larisa Zelentsova

Presidente da Aliança Internacional de projetos estratégicos dos BRICS

 

 

Natália Tsarkova é uma pintora misteriosa e pouco conhecida na sua pátria, a Rússia. Ela encontrou o seu lugar sob o sol em Roma. É a primeira mulher a receber o título de retratista oficial do Papa, ressaltando-se que ela é ortodoxa, por isso, o nível do respeito do Vaticano para com a russa é incrível.

Ela nunca teve problemas por não ser católica, pois isso não interferiu na forma como foi considerada e respeitada em sua arte. Ademais, como mencionou em algumas ocasiões, ela sempre sentiu a arte como o elemento de ligação que faltou nas relações entre as confissões e expressou tal consideração em sua atividade.

Nasceu em 1967, em Moscou. Estudou na Escola da Arte Krasnopresnenskaya, depois continuou no Liceu Acadêmico de Arte de Moscou. Ao mesmo tempo, entrou na Academia de Ilhia Glazunov e, estudando no curso de Glazunov, era a única mulher, mas distinguiu-se como a melhor estudante na turma de retrato. Atualmente, desde 1994, vive e trabalha em Roma.

No início, ninguém na Itália sabia o seu nome, mas, umas pinturas que ela levou consigo atraíram atenção dos italianos e imediatamente se dispersaram para as coleções privadas. Logo começaram a aparecer encomendas para retratos de aristocratas, políticos, artistas e italianos ricos. Porém, a verdadeira glória em sua carreira ocorreu depois de pintar dois retratos do Papa João Paulo II.

O Vaticano os reconheceu como as imagens oficiais do Pontífice. Assim, a artista russa Natália Tsarkova tornou-se única no mundo da pintura, pois teve o privilégio de pintar os retratos de três Papas: João Paulo I (subiu ao trono em 1978 e morreu 33 dias depois); João Paulo II (Pontificado de 1978 a 2005) e Bento XVI (Pontificado de 2005 a 2013). Agora, a artista está trabalhando em um retrato do Papa Francisco (Início do Pontificado em 19 de março de 2013).

Por uma coincidência incrível, o estúdio de Natália Tsarkova está localizado em um dos bairros mais “russos” de Roma, perto de praça Barberini. A dois passos fica a casa em que viveu Gógol (escritor realista russo – 1809/1852), quando trabalhou em “Almas Mortas”. Do outro lado da rua fica o apartamento de Karl Briullov, que pintou em Roma “Os Últimos Dias de Pompéia”. Da mesma forma, dois outros grandes nomes da arte russa também viveram perto de Barberini: Alexander Ivanov (pintor russo do neoclassicismo – 1806/1858) e Orestes Kiprensky (retratistas russo – 1782/1836).

O lugar central do estúdio dela, completamente decorado com pinturas, é dedicado a obra “A Última Ceia”. Este trabalho, no entanto, Natalia não quer vender, apesar das ofertas inúmeras de museus e colecionadores privados. É uma obra monumental, com dimensão de 2,20 x 1,50, que se tornou um marco no seu trabalho.

A Última Ceia por Natalia Tsarkova
A Última Ceia por Natalia Tsarkova

A pintura surpreende com a sua solução artística de um dos acontecimentos mais famosas no mundo religioso. A esta imagem da artista russa foi dada uma honra especial: sua primeira “Mostra” oficial foi realizada no refeitório de Santa Maria delle Grazie, em Milão, ao lado da obra famosa “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci. A primeira vez que a obra foi apresentada, no entanto, deu-se em Roma, antes da Páscoa, e foi abençoada como a mensagem de paz pelo Papa João Paulo II.

Na cerimônia em Milão, o tecido vermelho foi arrancado pela artista Tsarkova e pelo Curador da Biblioteca e dos Arquivos da Igreja Católica Romana, o cardeal George Maria Mejia, que foi ao Vaticano especialmente para isso. Depois, ele elogiou as virtudes do quadro e observou uma conexão espiritual entre os dois autores das versões de “A Última Ceia”: o grande Leonardo da Vinci e a mulher russa, Natália Tsarkova.

Na Itália, a pintura foi chamada “A Última Ceia do Terceiro Milênio”. No Afresco de Leonardo, Cristo olha para o pão, enquanto o Cristo dos outros pintores olha para o céu. Na pintura da Tsarkova, Cristo olha para o mundo, com um olhar triste, mas cheio de amor. Ele olha para cada um de nós! Ele olha dentro das nossas almas!

Tsarkova retratou a si mesma no canto esquerdo de quem olha para a pintura, como uma criada a olhar através da porta aberta. Isto é incompatível com os cânones tradicionais da “Ceia”, mas ela queria, assim, enfatizar a conexão da obra com os dias de hoje. Isto é o olhar do terceiro milênio.

Os papeis dos apóstolos foram desempenhados pelos amigos e conhecidos italianos de Natália. Por exemplo, a pessoa posando o Cristo é Peppi Morja, light-designer (designer de iluminação / desenhista de luz). Foi ele quem criou a iluminação para a Fonte de Trevi. Judas é o estilista Gillermo Mariotto. O advogado Vittore Cordella dou o seu perfil nobre e cabeça com cabelos grisalhos para St. André. São João foi representado pelo conde Andrea Marini. Filipe, pelo professor de arquitetura, o conde Dário del Bufalo. Os modelos para as imagens de Simão, Tadeu e Tomás foram, respectivamente, o Grão Prior da Ordem de Malta, Franz von Lobshtayn; o conde Romano del Forno e o príncipe Nicolo Borghese.

Em 2008, ela recebeu a encomenda para pintar o retrato oficial do Beato Padre Giacomo do Líbano. Esta pintura foi abençoada pelo Papa no Vaticano e foi colocada na igreja de Santa Maria del Mars, em Beirute, onde ficam as relíquias do Santo.

Retrato oficial do Beato Padre Giacomo do Líbano
Retrato oficial do Beato Padre Giacomo do Líbano

Como visto, Tsarkova não é apenas uma retratista, tendo sido requisitada para pintar imagens de Beatos e Santos e, entre as suas obras conhecidas deste tipo, o lugar muito significativo pertence ao retrato da freira missionária italiana Beata Assunta Marchetti. Ela contribuiu para a fundação da Organização das Irmãs Missionárias de São Charles Borromeo e suportou a obediência no Brasil, tendo sido beatificada em São Paulo, no dia 25 de outubro de 2014. Seu retrato está pendurado na Catedral de São Paulo. Ela é uma artista multilateral, que, além de retratar Papas e Santos, também retratou Chefes de Estado, famílias reais e temas bíblicos.

A expressão de Natália Tsarkova para a pintura russa e mundial demonstra como  a arte pode ser uma porta, uma janela, um elo entre culturas, sociedades, povos e líderes.

Suas pinturas têm uma energia profunda especial que não deixa ninguém indiferente. São um reflexo vivo da alma russa, sempre em busca de auto-expressão e da criação de pontes entre os povos do mundo.

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Para ler o artigo original em russo clique aqui

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Imagens (Fonte):

Fotos de Larisa Zelentsova e Natália Tsarkova

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Fonte Consultada:                                                                                                                    

Entrevista de Larisa Zelentsova, Presidente da Aliança Internacional de projetos estratégicos dos BRICS

[:ru]Лариса Зеленцова

Международный Альянс Стратегических Проектов БРИКС

 

Наталья Царькова – та самая таинственная и малоизвестная на Родине, в России, художница, которая нашла свое место под солнцем в солнечном Риме; первая женщина, удостоившаяся звания официального портретиста Папы Римского. А если учесть, что она православная, то степень уважения, оказанная Ватиканом русской художнице, поистине не имеет границ. Тот факт, что она не католичка, никогда не порождал проблем. Как замечает сама художница, она чувствовала, что через искусство она могла бы стать тем связующим звеном между православием и католицизмом, которого так давно не хватает этим двум конфессиям.

 

Родилась в Москве в 1967 году. Училась живописи в Краснопресненской художественной школе, потом в МСХШ при Институте им. Сурикова. Параллельно поступила в только что открывшуюся Академию Ильи Глазунова. На курсе у Глазунова она была единственной девочкой, лучшей по классу портрета. Живет и работает в Риме с 1994-го. Когда она впервые приехала в Италию, навестить подругу, ее имя не было известно никому. Несколько картин, которые она захватила с собой, быстро обратили на себя внимание итальянцев и моментально разошлись по частным коллекциям. Вскоре стали появляться заказы на портреты от аристократов, политиков, деятелей искусства и просто состоятельных итальянцев.

Но настоящая слава и взлет в карьере произошли после написания двух портретов  Папы Иоанна Павла II, которые Ватикан признал официальными изображениями римского понтифика. Так, русская художница, москвичка Наталья Царькова стала единственной  в мире живописи, которой удалось написать портреты трёх римских  пап: Иоанна Павла I (взошёл на престол в 1978 году и умер спустя 33 дня), Иоанна Павла II и  Бенедикта XVI. Сейчас художница работает над портретом Папы Франциска.

По удивительной случайности студия Натальи Царьковой находится в одном из самых “русских” кварталов Рима, возле площади Барберини. В двух шагах дом, в котором жил Гоголь и писал “Мертвые души”. Напротив, через дорогу, у “четырех фонтанов”, располагалась квартира  Карла Брюллова, написавшего в Риме “Последний день Помпеи”. Неподалеку от Барберини жили Александр Иванов и Орест Кипренский.

Центральное место в ее студии, сплошь увешанной картинами, отведено “Тайной вечери” – с этой работой Наталья пока не хочет расставаться, несмотря на многочисленные предложения от частных коллекционеров и музеев. Монументальное полотно, 220х150 см, стало еще одной заметной вехой в ее творчестве.

 

A Última Ceia por Natalia Tsarkova
A Última Ceia por Natalia Tsarkova – Тайной вечери

Картина поражает неожиданным ракурсом и художественным решением одного из самых  известных религиозных сюжетов. Этой картине российской художницы была оказана особая честь: ее первый официальный показ состоялся в трапезной Санта Мария Делла Грацие в Милане рядом с известным шедевром “Тайная вечеря” Леонардо да Винчи. Впервые картину Царьковой показали перед Пасхой в Риме, и ее, как послание мира, благословил сам Папа Римский Иоанн Павел II. На церемонии в Милане вместе с художницей пурпурное  покрывало с полотна сдернул специально приехавший  из Ватикана хранитель архивов и библиотеки Римско-католической церкви кардинал Джордже Мария  Мейа, который потом в пространной речи очень лестно отозвался о достоинствах картины и даже проследил духовную связь между авторами версий «Тайной вечери»  — от великого Леонардо до этой миниатюрной русской женщины Натальи Царьковой.

В Италии эту картину назвали «Тайной вечерей третьего тысячелетия». На фреске Леонардо да Винчи Христос смотрит на хлеб, у других авторов — на небо. На картине Царьковой Христос повернулся и смотрит на мир трагическим взглядом, с укором и в то же время с любовью, пониманием. Смотрит на каждого из нас. В душу.

В углу полотна в образе служанки она изобразила себя, смотрящую через приоткрытую дверь. Это несовместимо с традиционными канонами “Вечери”, но таким образом художница хотела подчеркнуть связь с днем сегодняшним. Это взгляд из 3-го тысячелетия.

В роли апостолов Наталья  решила изобразить своих итальянских друзей и знакомых. Например, человек, позировавший ей Христа, – это граф Пеппи Морджа, по профессии лайт-дизайнер. Это он создал подсветку для римского фонтана Треви и купола базилики Святого Петра. «Иуда» – стилист миланской моды Джилермо Мариотто; блистательный римский адвокат Витторе Корделла, благородный профиль и густая копна длинных седеющих волос которого представляют на картине св. Андрея Первозванного. Св. Иоанна Наталья писала с графа Андреа Марини, Филиппа — с профессора архитектуры графа Дарио дель Буфало. А моделями для образов Симона, Фаддея и Фомы послужили соответственно великий приор Мальтийского ордена Франц фон Лобштайн, граф Романо дель Форно и принц Николо Боргезе.

В 2008 году художнице, по случаю Канонизации Блаженного Отца Джакомо из Ливана, был заказан его официальный многофигурный портрет. Эта картина была благославлена Папой Римским в Ватикане и помещена в церкви Санта-Мария-дель-Марсе в Бейруте, где находятся мощи святого.

 

Retrato oficial do Beato Padre Giacomo do Líbano
Retrato oficial do Beato Padre Giacomo do Líbano (Официальный портрет – Блаженного Отца Джакомо из Ливана)

 

Царькова не просто портретист, она также пишет и лики святых. Среди ее известных работ подобного рода  весьма значимое место занимает портрет итальянской монахини-миссионерки Беаты Ассунты Марчетти (Beata Assunta Marchetti, 18711948), содействовавшей основанию организации сестер-миссионерок св. Карла Борромео, несшая послушание в Бразилии, была причислена к лику блаженных в СанПауло 25 октября 2014 года. Ее портрет висит в Соборе Сан-Паулу (Catedral da Sé) и почитается бразильцами как икона.

Наталья Царькова – художник многопрофильный и разносторонний. С одной стороны, она пишет портреты Пап и лики канонизированных святых, а с другой, – портреты первых лиц государства, королевские семьи и библейские сюжеты. Ее картины несут особую глубокую энергетику, которая не оставляет равнодушным ни одного созерцателя ее шедевров, которые являются ярким отражением и воплощением глубокой русской души, находящейся в вечном поиске самовыражения и наведении мостов между народами мира.

 

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Изображения (источник):

Фото Ларисы Зеленцова и Наталья Царькова

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Консультировались источник:

Интервью Лариса Зеленцова, президент Международного альянса БРИКС стратегических проектов.

Международный Альянс Стратегических Проектов БРИКС, автономная неправительственная организация, была зарегистрирована пятью учредителями стран БРИКС в России в феврале 2016 года. Ее целями являются:

  • Содействие реализации решений, принятых в рамках международной платформы БРИКС
  • Содействие сотрудничеству в экономическом росте и развитии путем объединения усилий представителей гражданского общества, бизнеса и власти стран БРИКС.
  • Продвижение социальной справедливости, устойчивого развития и повышения качества жизни в странах БРИКС.
  • Достижение прогресса путем развития образования и обмена передовыми гуманитарными, социальными и технологическими инновациями и знаниями в странах БРИКС
  • Налаживание контактов с другими межгосударственными союзами и объединениями, включая ШОС, ЕврАзЭС, МЕРКОСУР, СААРК, САДК и другие, членами которых являются страны-члены БРИКС.
  • Сотрудничество между регионами БРИКС для повышения эффективности дву- и многостороннего взаимодействия отдельных территорий государств-участников БРИКС в сфере экономического, торгового и социо-культурного сотрудничества.

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Por Larisa Zelentsova

Presidente da Aliança Internacional de projetos estratégicos dos BRICS

 

 

Natália Tsarkova é uma pintora misteriosa e pouco conhecida na sua pátria, a Rússia. Ela encontrou o seu lugar sob o sol em Roma. É a primeira mulher a receber o título de retratista oficial do Papa, ressaltando-se que ela é ortodoxa, por isso, o nível do respeito do Vaticano para com a russa é incrível.

Ela nunca teve problemas por não ser católica, pois isso não interferiu na forma como foi considerada e respeitada em sua arte. Ademais, como mencionou em algumas ocasiões, ela sempre sentiu a arte como o elemento de ligação que faltou nas relações entre as confissões e expressou tal consideração em sua atividade.

Nasceu em 1967, em Moscou. Estudou na Escola da Arte Krasnopresnenskaya, depois continuou no Liceu Acadêmico de Arte de Moscou. Ao mesmo tempo, entrou na Academia de Ilhia Glazunov e, estudando no curso de Glazunov, era a única mulher, mas distinguiu-se como a melhor estudante na turma de retrato. Atualmente, desde 1994, vive e trabalha em Roma.

No início, ninguém na Itália sabia o seu nome, mas, umas pinturas que ela levou consigo atraíram atenção dos italianos e imediatamente se dispersaram para as coleções privadas. Logo começaram a aparecer encomendas para retratos de aristocratas, políticos, artistas e italianos ricos. Porém, a verdadeira glória em sua carreira ocorreu depois de pintar dois retratos do Papa João Paulo II.

O Vaticano os reconheceu como as imagens oficiais do Pontífice. Assim, a artista russa Natália Tsarkova tornou-se única no mundo da pintura, pois teve o privilégio de pintar os retratos de três Papas: João Paulo I (subiu ao trono em 1978 e morreu 33 dias depois); João Paulo II (Pontificado de 1978 a 2005) e Bento XVI (Pontificado de 2005 a 2013). Agora, a artista está trabalhando em um retrato do Papa Francisco (Início do Pontificado em 19 de março de 2013).

Por uma coincidência incrível, o estúdio de Natália Tsarkova está localizado em um dos bairros mais “russos” de Roma, perto de praça Barberini. A dois passos fica a casa em que viveu Gógol (escritor realista russo – 1809/1852), quando trabalhou em “Almas Mortas”. Do outro lado da rua fica o apartamento de Karl Briullov, que pintou em Roma “Os Últimos Dias de Pompéia”. Da mesma forma, dois outros grandes nomes da arte russa também viveram perto de Barberini: Alexander Ivanov (pintor russo do neoclassicismo – 1806/1858) e Orestes Kiprensky (retratistas russo – 1782/1836).

O lugar central do estúdio dela, completamente decorado com pinturas, é dedicado a obra “A Última Ceia”. Este trabalho, no entanto, Natalia não quer vender, apesar das ofertas inúmeras de museus e colecionadores privados. É uma obra monumental, com dimensão de 2,20 x 1,50, que se tornou um marco no seu trabalho.

A Última Ceia por Natalia Tsarkova
A Última Ceia por Natalia Tsarkova

A pintura surpreende com a sua solução artística de um dos acontecimentos mais famosas no mundo religioso. A esta imagem da artista russa foi dada uma honra especial: sua primeira “Mostra” oficial foi realizada no refeitório de Santa Maria delle Grazie, em Milão, ao lado da obra famosa “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci. A primeira vez que a obra foi apresentada, no entanto, deu-se em Roma, antes da Páscoa, e foi abençoada como a mensagem de paz pelo Papa João Paulo II.

Na cerimônia em Milão, o tecido vermelho foi arrancado pela artista Tsarkova e pelo Curador da Biblioteca e dos Arquivos da Igreja Católica Romana, o cardeal George Maria Mejia, que foi ao Vaticano especialmente para isso. Depois, ele elogiou as virtudes do quadro e observou uma conexão espiritual entre os dois autores das versões de “A Última Ceia”: o grande Leonardo da Vinci e a mulher russa, Natália Tsarkova.

Na Itália, a pintura foi chamada “A Última Ceia do Terceiro Milênio”. No Afresco de Leonardo, Cristo olha para o pão, enquanto o Cristo dos outros pintores olha para o céu. Na pintura da Tsarkova, Cristo olha para o mundo, com um olhar triste, mas cheio de amor. Ele olha para cada um de nós! Ele olha dentro das nossas almas!

Tsarkova retratou a si mesma no canto esquerdo de quem olha para a pintura, como uma criada a olhar através da porta aberta. Isto é incompatível com os cânones tradicionais da “Ceia”, mas ela queria, assim, enfatizar a conexão da obra com os dias de hoje. Isto é o olhar do terceiro milênio.

Os papeis dos apóstolos foram desempenhados pelos amigos e conhecidos italianos de Natália. Por exemplo, a pessoa posando o Cristo é Peppi Morja, light-designer (designer de iluminação / desenhista de luz). Foi ele quem criou a iluminação para a Fonte de Trevi. Judas é o estilista Gillermo Mariotto. O advogado Vittore Cordella dou o seu perfil nobre e cabeça com cabelos grisalhos para St. André. São João foi representado pelo conde Andrea Marini. Filipe, pelo professor de arquitetura, o conde Dário del Bufalo. Os modelos para as imagens de Simão, Tadeu e Tomás foram, respectivamente, o Grão Prior da Ordem de Malta, Franz von Lobshtayn; o conde Romano del Forno e o príncipe Nicolo Borghese.

Em 2008, ela recebeu a encomenda para pintar o retrato oficial do Beato Padre Giacomo do Líbano. Esta pintura foi abençoada pelo Papa no Vaticano e foi colocada na igreja de Santa Maria del Mars, em Beirute, onde ficam as relíquias do Santo.

Retrato oficial do Beato Padre Giacomo do Líbano
Retrato oficial do Beato Padre Giacomo do Líbano

Como visto, Tsarkova não é apenas uma retratista, tendo sido requisitada para pintar imagens de Beatos e Santos e, entre as suas obras conhecidas deste tipo, o lugar muito significativo pertence ao retrato da freira missionária italiana Beata Assunta Marchetti. Ela contribuiu para a fundação da Organização das Irmãs Missionárias de São Charles Borromeo e suportou a obediência no Brasil, tendo sido beatificada em São Paulo, no dia 25 de outubro de 2014. Seu retrato está pendurado na Catedral de São Paulo. Ela é uma artista multilateral, que, além de retratar Papas e Santos, também retratou Chefes de Estado, famílias reais e temas bíblicos.

A expressão de Natália Tsarkova para a pintura russa e mundial demonstra como  a arte pode ser uma porta, uma janela, um elo entre culturas, sociedades, povos e líderes.

Suas pinturas têm uma energia profunda especial que não deixa ninguém indiferente. São um reflexo vivo da alma russa, sempre em busca de auto-expressão e da criação de pontes entre os povos do mundo.

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Imagens (Fonte):

Fotos de Larisa Zelentsova e Natália Tsarkova

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Fonte Consultada:                                                                                                                    

Entrevista de Larisa Zelentsova, Presidente da Aliança Internacional de projetos estratégicos dos BRICS

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About Larisa Zelentsova

Formada em Relações Internacionais pelo Institute of International Relations (MGIMO University, Ministry of Foreign Affairs of Russia) em 1972. Atualmente é Presidente da Aliança Internacional de projetos estratégicos dos BRICS. A Aliança Internacional de Projetos Estratégicos dos BRICS é uma organização não-governamental registrada por fundadores dos cinco países do BRICS em fevereiro de 2016. Os seus objetivos são:* Promoção da implementação das decisões tomadas na plataforma internacional do BRICS * Promoção da cooperação no desenvolvimento e crescimento económico, reunindo representantes da sociedade civil, negócios e governo * Promoção da justiça social, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nos países do BRICS. * Progresso através do desenvolvimento da educação e do intercâmbio de experiências em ação humanitária, social, inovação tecnológica e conhecimento nos países BRICS. * Networking com outros sindicatos e associações interestaduais, incluindo a Organização de Cooperação de Xangai, a Comunidade Económica da Eurásia, o MERCOSUL, SAARC, a SADC e outros que são membros dos países membros do BRICS * A cooperação entre as regiões dos BRICS para melhorar a eficácia da cooperação bilateral e multilateral de certos territórios dos Estados Partes dos BRICS no domínio da cooperação econômica, comercial e de cooperação sócio-cultural.

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