Equador solicita adesão ao MERCOSUL


Rafael Correa (esq.) e Evo Morales (dir.) em negociações para adesão ao MERCOSULO Equador anunciou que oficializará, em julho deste ano (2013), seu pedido de ingresso no MERCOSUL. O anúncio foi feito pelo presidente Rafael Correa na semana passada e o Itamaraty confirmou o início do processo de adesão do Equador ao Bloco[1]. A adesão prossegue as negociações realizadas em 2012, durante uma cúpula do Mercosul.

Rafael Correa afirmou que o Equador necessitará de concessões. A tarifa comum do Bloco precisa ser flexibilizada, de maneira que o Equador possa concluir também um acordo comercial com a “União Europeia”. Além disso, a política de salvaguardas deverá abrir uma exceção para o Equador, cuja economia é dolarizada, o que impede a moeda local de se desvalorizar[2]. De acordo com Rafael Correa, a dolarização equatoriana tem sido um dos maiores obstáculos para a entrada do país no bloco[3].

O Equador pretende concluir as negociações em dez meses, junto às negociações com a “União Europeia[4]. O Equador é, atualmente, membro associado do bloco, como Bolívia, Chile, Peru e Colômbia[1]. O Uruguai enviou comunicado segundo o qual a entrada do Equador será importante para fortalecer o bloco e para prosseguir a integração latino-americana[1]. Nesse ano, a Bolívia também assinou compromisso de se tornar integrante do bloco[4].

—————————–

ImagemRafael Correa (esq.) e Evo Morales (dir.) em negociações para adesão ao MERCOSUL” (Fonte):

http://en.mercopress.com/2012/12/03/mercosur-summit-to-discuss-incorporation-of-bolivia-and-ecuador-as-full-members

——————————-

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/05/1273875-mercosul-confirma-negociacoes-para-integrar-o-equador-ao-bloco.shtml

[2] Ver:  

http://en.mercopress.com/2013/05/06/ecuador-to-begin-negotiations-to-join-mercosur-after-reaching-accord-with-the-eu

[3] Ver: 

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,equador-pedira-em-julho-entrada-no-mercosul-,1028852,0.htm

[4] Ver: 

http://www.nasdaq.com/article/ecuador-plans-to-start-negotiations-to-join-mercosur-20130506-00928

 


Marcelo dos Santos Netto - Colaborador Voluntário

 
Bacharel em Comunicação Social, especialista e mestre em Relações Internacionais. Estagiou na Missão Diplomática Permanente do Brasil nas Nações Unidas (DELBRASONU - Nova Iorque, EUA). Desenvolve linha de pesquisa e carreira docente em Análise de Discurso sobre nacionalismo, desenvolvimento e segurança, com ênfase na América Latina. É escritor, articulista, cronista, conselheiro de cultura e membro de academias e de associações culturais.