Home / NOTAS ANALÍTICAS / Equador solicita adesão ao MERCOSUL

Equador solicita adesão ao MERCOSUL

Download PDF

Rafael Correa (esq.) e Evo Morales (dir.) em negociações para adesão ao MERCOSULO Equador anunciou que oficializará, em julho deste ano (2013), seu pedido de ingresso no MERCOSUL. O anúncio foi feito pelo presidente Rafael Correa na semana passada e o Itamaraty confirmou o início do processo de adesão do Equador ao Bloco[1]. A adesão prossegue as negociações realizadas em 2012, durante uma cúpula do Mercosul.

Rafael Correa afirmou que o Equador necessitará de concessões. A tarifa comum do Bloco precisa ser flexibilizada, de maneira que o Equador possa concluir também um acordo comercial com a “União Europeia”. Além disso, a política de salvaguardas deverá abrir uma exceção para o Equador, cuja economia é dolarizada, o que impede a moeda local de se desvalorizar[2]. De acordo com Rafael Correa, a dolarização equatoriana tem sido um dos maiores obstáculos para a entrada do país no bloco[3].

O Equador pretende concluir as negociações em dez meses, junto às negociações com a “União Europeia[4]. O Equador é, atualmente, membro associado do bloco, como Bolívia, Chile, Peru e Colômbia[1]. O Uruguai enviou comunicado segundo o qual a entrada do Equador será importante para fortalecer o bloco e para prosseguir a integração latino-americana[1]. Nesse ano, a Bolívia também assinou compromisso de se tornar integrante do bloco[4].

—————————–

ImagemRafael Correa (esq.) e Evo Morales (dir.) em negociações para adesão ao MERCOSUL” (Fonte):

http://en.mercopress.com/2012/12/03/mercosur-summit-to-discuss-incorporation-of-bolivia-and-ecuador-as-full-members

——————————-

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/05/1273875-mercosul-confirma-negociacoes-para-integrar-o-equador-ao-bloco.shtml

[2] Ver:  

http://en.mercopress.com/2013/05/06/ecuador-to-begin-negotiations-to-join-mercosur-after-reaching-accord-with-the-eu

[3] Ver: 

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,equador-pedira-em-julho-entrada-no-mercosul-,1028852,0.htm

[4] Ver: 

http://www.nasdaq.com/article/ecuador-plans-to-start-negotiations-to-join-mercosur-20130506-00928

 

About Marcelo dos Santos Netto - Colaborador Voluntário

Bacharel em Comunicação Social, especialista e mestre em Relações Internacionais. Estagiou na Missão Diplomática Permanente do Brasil nas Nações Unidas (DELBRASONU - Nova Iorque, EUA). Desenvolve linha de pesquisa e carreira docente em Análise de Discurso sobre nacionalismo, desenvolvimento e segurança, com ênfase na América Latina. É escritor, articulista, cronista, conselheiro de cultura e membro de academias e de associações culturais.

Check Also

The charging bull  in lower Manhattan is seen Wednesday, Oct. 18, 2006 in New York. The Dow Jones industrial average swept past 12,000, extending its march into record territory as investors grow increasingly optimistic about corporate earnings and the economy.  (AP Photo/Mary Altaffer)

A recuperação econômica

Nos Estados Unidos, à retomada do crescimento econômico implica em um processo lento e gradual, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>